Mecânica Online®

 

  20 DE JANEIRO - DIA NACIONAL DO FUSCA
por Tarcisio Dias - 21/01/2014

Mais de uma geração de motoristas brasileiros aprendeu a dirigir no modelo e optou por ele ao adquirir seu primeiro carro.
Milhares de fãs comemoraram nesta segunda-feira, 20 de janeiro, o Dia Nacional do Fusca, um dos carros mais carismáticos da história mundial do automóvel. Fabricado no Brasil a partir de 1959, o Volkswagen Sedan – este era seu nome oficial – logo tornou-se o modelo mais popular do país, invadindo ruas e estradas e tornando-se parte da paisagem nacional.
A combinação de baixo custo de aquisição e manutenção com uma resistência capaz de afrontar os caminhos e condições de uso mais difíceis transformou logo o pequeno Volkswagen em ponta de lança da motorização do Brasil. Mais de uma geração de motoristas brasileiros aprendeu a dirigir em um Fusca e optou por ele ao adquirir seu primeiro carro.
Com mais de 3 milhões de unidades produzidas no Brasil, o Fusca hoje é um ícone nacional. Ao mesmo tempo em que exemplares bem conservados ou restaurados são disputados por colecionadores, dezenas de milhares continuam sendo usados no dia-a-dia como meio de transporte ou ferramenta de trabalho, seja nas grandes metrópoles, seja no interior do país.
Embora seja nacionalmente conhecido pelo apelido Fusca, o carro também ganhou outras denominações de âmbito regional, como Fuca, no Rio Grande do Sul, e Fuqui, no Paraná. Ao redor do mundo, a semelhança do carro com um besouro levou à consagrada designação como Beetle, nos Estados Unidos.
Os primeiros Volkswagens Sedan, fabricados na Alemanha, chegaram ao Brasil em 1950. Pequeno, com motor traseiro refrigerado a ar e um design totalmente diferente do tradicional à época, quando as ruas eram dominadas por grandes sedãs, o carro chamava a atenção por onde passava. Mas sua capacidade de transportar até cinco pessoas, baixo consumo de combustível e resistência mecânica logo começaram a conquistar compradores. O Volkswagen começou a ser montado no país, com componentes importados, já em 1953.
A produção no Brasil começou em 1959, na primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, em São Bernardo do Campo, onde seriam feitas mais de 3 milhões de unidades. A história do Fusca no Brasil tem uma particularidade: o retorno da fabricação em 1993, sete anos após sua paralisação, em 1986. A pedido do então presidente da República, Itamar Franco, o carro voltou a ser produzido, em uma versão movida exclusivamente a etanol, e parou de ser fabricado em 1996.
O Fusca foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, marca que foi superada apenas em 2011, por outro modelo Volkswagen: o Gol, que atualmente chegou ao 27º ano consecutivo de liderança em vendas no mercado nacional.
Internacionalmente, o Fusca continuou a ser fabricado no México – onde é conhecido como "Vocho" – até 2003.
Mundialmente, o Dia do Fusca é comemorado em 22 de junho, data em que Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e fabricação do Sedan, em 1934.
MECÂNICA ONLINE
·         Pneu blindado, como assim? – Uma solução definitiva para vedar furos nos pneus, de forma automática e sem a necessidade de usar o estepe ou efetuar conserto posterior em um borracheiro, oferecendo segurança, economia e conforto. Através de um líquido selante aplicado preventivamente, ou seja, antes do furo ocorrer, pois tem como princípio ativo uma composição de fibras e adesivos, responsáveis por vedar os furos de até 5 mm na banda de rodagem, sem ressecar ou agredir a borracha e a estrutura do pneu, bem como a roda (aro) e o sensor de pressão (TPMS). O produto é oferecido pela XTIRE Blindagem de Pneus.
·         Altenzo Sports – Três novas opções de pneus Altenzo Sports disponíveis no Brasil: Sports Equator, Comforter e Navigator oferecem equilíbrio entre conforto e segurança com preços atrativos. São pneus de alta performance combinando segurança, conforto na condução, desempenho e ambientalmente amigável. Feitos com um composto especial, os pneus da Altenzo utilizam a tecnologia de pneus de ponta, oferecendo ao consumidor um produto acessível e durável.
 

 

 

Tarcisio Dias

 
Tarcisio Dias, possui formação em engenharia Mecânica com habilitação em Mecatrônica pela Universidade de Pernambuco, formação técnica em mecânica pela antiga Escola Técnica Federal de Pernambuco (CEFET/PE) e profissional em Mecânica Automotiva de Motores Diesel no Centro de Formação Profissional de Jaboatão dos Guararapes – RFFSA acordo SENAI. Também possui formação como Radialista – Locutor/entrevistador. Desenvolve o portal Mecânica Online® desde seu lançamento em primeiro de janeiro de 2000. Principal referência quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® concentra informações na área de serviços e manutenção, tecnologias, engenharia, lançamentos e avaliações, caminhões e máquinas pesadas, especiais, além de oferecer o único Centro de Treinamento Online sobre mecânica na internet e a mais completa coleção sobre mecânica automotiva em mídia CD-ROM – Coleção AutoMecânica. Em agosto de 2011 Tarcisio Dias tornou-se o mais veloz da imprensa automotiva brasileira ao atingir a velocidade máxima de 326,545 km/h no evento de lançamento do Audi R8 GT, em São Paulo, na pista de testes da EMBRAER. Já em maio de 2012 venceu a primeira competição "Melhor Motorista de Caminhão do Brasil 2012 - Imprensa especializada" que foi realizada pela Scania. Faz parte da ABIAUTO – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva e do Engine of the Year – Motor Internacional do Ano - Premiação que define os melhores motores mundiais e acontece anualmente na Alemanha. Para contatos: redacao@mecanicaonline.com.br

26/04/2014   QUEM É O VILÃO DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL? O CARRO OU O MOTORISTA?
05/04/2014   DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, DESAPRENDA OS MITOS DA CONDUÇÃO
21/03/2014   EMISSÕES, ECONOMIA E DESEMPENHO: ETANOL DE SEGUNDA GERAÇÃO SURGE COMO OPÇÃO
19/03/2014   O CARRO DE OLHO NO MOTORISTA
20/02/2014   ENERGIA É O COMBUSTÍVEL NO FURGÃO E-NV200
10/02/2014   OS DESAFIOS DA AGROENERGIA PARA O AUTOMÓVEL
01/02/2014   O SOM QUE SURGE NO SILÊNCIO DA MOBILIDADE ELÉTRICA
21/01/2014   20 DE JANEIRO - DIA NACIONAL DO FUSCA
10/01/2014   PRODUZIDO NO BRASIL, PARA OS BRASILEIROS.
30/12/2013   AS TECNOLOGIAS DOS CARROS 2014
 



Edison Ragassi
Aceleradas
Eduardo Abbas
Coluna do Borracha
Eduardo Abbas
Sétima Arte
Fernando Calmon
Alta Roda
Marli Gonçalves
Casa da Mãe Joana
Percy Faro
Autos & Fatos
Roberto Nasser
DE CARRO POR AÍ
Tarcisio Dias
Mecânica Online®
Vito Zanella
Vale a pena conferir

   

 

 

2004–2013 © Coisas de Agora. Todos os direitos reservados.