Mecânica Online®

 

  O SOM QUE SURGE NO SILÊNCIO DA MOBILIDADE ELÉTRICA
por Tarcisio Dias - 01/02/2014

Desafio é dar personalidade aos silenciosos motores elétricos um ronco sintético similar ao motor de combustão

O ronco de funcionamento de um motor para muitos é o melhor sinal de performance que um veículo pode oferecer mesmo estando parado. E quando colocamos o mesmo veículo na estrada a sensação da velocidade é completada pelo “ruído” que ecoa pela cabine.
Vamos mais além quando consideramos uma motorização equivalente a 313 cavalos de potência e que leva um veículo de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos, com velocidade final de 240 km/h e nada se ouve. Mas como assim? Silêncio total? Apenas o rodar dos pneus pela estrada.
Assim é o funcionamento do R8 E-tron, um veículo de funcionamento elétrico onde o “barulho” emitido pela máquina é inversamente proporcional à sua potência. Uma experiência silenciosa que surge como principal desafio para a aplicação da mobilidade elétrica nas ruas das cidades: desenvolvimento de um “barulho” sintético que simule o ronco da combustão do motor nos modelos que utilizam unicamente essa forma de energia.
Na sede da Audi AG, em Ingolstadt, Alemanha, a área de engenharia vem testando, desde 2009, diferentes ruídos e frequências para dar vida audível aos modelos e-tron. A missão tem mais um desafio, pois estamos falando de modelos superesportivos, que normalmente ao passar nas ruas conseguem fazer as pessoas virarem a cabeça e pensarem: uau, o que é isso? Que barulho incrível!
Como combinar o virtual som do carro elétrico para que o mesmo possa soar realista, o menos artificial possível? O desenvolvimento também considera que o mesmo som sintético dos veículos e-tron precisa ecoar pela cabine, para deleite dos seus ocupantes e também na área externa por questões de segurança.
Ainda assim, é preciso o desenvolvimento de um ruído combinado com a identidade própria de cada modelo, equalizada às diferentes condições de aceleração e estrada. Os primeiros modelos-conceito em versão e-tron foram o Audi R8 e o Audi A1, além do Audi A3 Sportback, que deve ser lançado nos Estados Unidos e na Europa no segundo semestre de 2014.
A solução mais direta consiste na produção do ruído sintético produzido por um software instalado na interface de áudio do veículo, ecoando tanto nos falantes internos quanto nos externos, instalados sob os para-lamas.
Quando consideramos os tradicionais motores de combustão interna, apesar de um departamento inteiro trabalhar no desenvolvimento de um som sintético para utilização nos veículos e-tron, a Audi sabe da importância do isolamento acústico da cabine com a área externa do veículo, realizando dessa forma a aplicação de chapas de aço formado a quente ou de alumínio que integram a carroceria e também possuem a finalidade de proteger o carro dos ruídos externos.

MECÂNICA ONLINE

·         Novo Ka Sedan – O início de fevereiro marca a apresentação mundial do mais novo compacto quatro portas da Ford: o Novo Ka Sedan. O novo carro-conceito global será revelado no Salão de Nova Déli 2014, principal evento automotivo da Índia, que abre para o público de 7 a 11 de fevereiro. A marca também vai realizar uma apresentação simultânea para a imprensa brasileira em São Paulo.
·         FCA – O Conselho de Administração da Fiat  SpA  aprovou a reorganização corporativa e a formação da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) como uma empresa automotiva global totalmente integrada. Após a aquisição pela Fiat das ações remanescentes da Chrysler Group, que antes pertenciam ao fundo VEBA Trust, o Conselho de Administração da Fiat reavaliou alternativas para uma melhor e mais apropriada estrutura de governança corporativa.
·         Campus Party 2014 – Única empresa automotiva a participar da Campus Party, a Ford confirmou que o Novo Ka, modelo que chega ainda esse ano em nosso mercado vai introduzir o sistema SYNC AppLink. Como um “dock station” você combina o rádio do veículo com o smartphone do cliente.
 

 

 

Tarcisio Dias

 
Tarcisio Dias, possui formação em engenharia Mecânica com habilitação em Mecatrônica pela Universidade de Pernambuco, formação técnica em mecânica pela antiga Escola Técnica Federal de Pernambuco (CEFET/PE) e profissional em Mecânica Automotiva de Motores Diesel no Centro de Formação Profissional de Jaboatão dos Guararapes – RFFSA acordo SENAI. Também possui formação como Radialista – Locutor/entrevistador. Desenvolve o portal Mecânica Online® desde seu lançamento em primeiro de janeiro de 2000. Principal referência quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® concentra informações na área de serviços e manutenção, tecnologias, engenharia, lançamentos e avaliações, caminhões e máquinas pesadas, especiais, além de oferecer o único Centro de Treinamento Online sobre mecânica na internet e a mais completa coleção sobre mecânica automotiva em mídia CD-ROM – Coleção AutoMecânica. Em agosto de 2011 Tarcisio Dias tornou-se o mais veloz da imprensa automotiva brasileira ao atingir a velocidade máxima de 326,545 km/h no evento de lançamento do Audi R8 GT, em São Paulo, na pista de testes da EMBRAER. Já em maio de 2012 venceu a primeira competição "Melhor Motorista de Caminhão do Brasil 2012 - Imprensa especializada" que foi realizada pela Scania. Faz parte da ABIAUTO – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva e do Engine of the Year – Motor Internacional do Ano - Premiação que define os melhores motores mundiais e acontece anualmente na Alemanha. Para contatos: redacao@mecanicaonline.com.br

26/04/2014   QUEM É O VILÃO DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL? O CARRO OU O MOTORISTA?
05/04/2014   DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, DESAPRENDA OS MITOS DA CONDUÇÃO
21/03/2014   EMISSÕES, ECONOMIA E DESEMPENHO: ETANOL DE SEGUNDA GERAÇÃO SURGE COMO OPÇÃO
19/03/2014   O CARRO DE OLHO NO MOTORISTA
20/02/2014   ENERGIA É O COMBUSTÍVEL NO FURGÃO E-NV200
10/02/2014   OS DESAFIOS DA AGROENERGIA PARA O AUTOMÓVEL
01/02/2014   O SOM QUE SURGE NO SILÊNCIO DA MOBILIDADE ELÉTRICA
21/01/2014   20 DE JANEIRO - DIA NACIONAL DO FUSCA
10/01/2014   PRODUZIDO NO BRASIL, PARA OS BRASILEIROS.
30/12/2013   AS TECNOLOGIAS DOS CARROS 2014
 



Edison Ragassi
Aceleradas
Eduardo Abbas
Coluna do Borracha
Eduardo Abbas
Sétima Arte
Fernando Calmon
Alta Roda
Marli Gonçalves
Casa da Mãe Joana
Percy Faro
Autos & Fatos
Roberto Nasser
DE CARRO POR AÍ
Tarcisio Dias
Mecânica Online®
Vito Zanella
Vale a pena conferir

   

 

 

2004–2013 © Coisas de Agora. Todos os direitos reservados.