Mecânica Online®

 

  QUEM É O VILÃO DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL? O CARRO OU O MOTORISTA?
por Tarcisio Dias - 26/04/2014

Estudo com base em experiência prática indica que é possível um corte de até 33% no gasto anual

O meu carro bebe demais, isso é normal? Fazer parte de um seleto grupo da imprensa brasileira que participa dos principais lançamentos automotivos e testa “in loco” os novos modelos, permite que colegas, amigos, internautas e até mesmo motoristas que encontramos pelo caminho, possam buscar mais das informações que agrupamos em nosso dia-a-dia, e claro, o consumo de combustível sempre aparece numa conversa assim.
Mas será que realmente é o motor do seu carro que bebe demais, ou a peça que fica entre o volante e o banco está fazendo por onde para um consumo mais elevado? É isso que nos revela uma pesquisa realizada pela Ford para conhecer comportamentos ao volante visando à economia de combustível. O resultado mostra que os motoristas podem economizar muito dinheiro adotando dicas básicas para reduzir o gasto com combustível.
O estudo com base em experiência prática indica que é possível um corte de até 33% no gasto anual e pode ter um peso significativo dependendo da quilometragem rodada.
Segundo a pesquisa, 1) remover o bagageiro do teto pode proporcionar até 20% de economia; 2) pesquisar antecipadamente os postos que ofereçam menor preço pode trazer uma economia de 7%; 3) checar e calibrar os pneus antes da viagem, mais 4%; 4) e remover excesso de peso esquecido no carro, até 2%.
A pesquisa foi realizada com motoristas da França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido para identificar oportunidades de mudança no comportamento de direção. Ela foi feita com 5.700 pessoas e mostrou que 76% não calibram os pneus regularmente, 38% nunca removem o bagageiro de teto, 18% não pesquisam os preços de combustível e 17% sempre carregam itens extras no carro.
O estudo revelou também outras oportunidades de diminuição do consumo de combustível - 71% dos motoristas admitem exceder os limites de velocidade, 42% não escolhem as rotas mais econômicas, 39% dirigem agressivamente e 14% usam o ar-condicionado ligado durante todo o tempo.
Hábitos de direção - A pesquisa mostrou que os motoristas italianos são os mais propensos a deixar itens desnecessários no carro (23%) e também a manter o bagageiro no teto (43%). Cerca da metade afirmou que nunca escolhe a rota mais econômica (49%).
Os motoristas alemães são os que mais correm (89%) e dirigem agressivamente (57%). Os motoristas franceses são os que menos checam a pressão dos pneus mensalmente (18%). Os motoristas espanhóis são os que mais deixam o ar-condicionado ligado (19%) e cerca de um quarto dos ingleses não pesquisa os preços do combustível.
O levantamento mostrou ainda que, depois de abastecer, até 45% compram outros itens por impulso. Os alemães são os que mais fazem gastos extras (63%), enquanto os italianos gostam de tomar café (28%) e as mulheres britânicas compram chocolate (19%).
 

 

 

Tarcisio Dias

 
Tarcisio Dias, possui formação em engenharia Mecânica com habilitação em Mecatrônica pela Universidade de Pernambuco, formação técnica em mecânica pela antiga Escola Técnica Federal de Pernambuco (CEFET/PE) e profissional em Mecânica Automotiva de Motores Diesel no Centro de Formação Profissional de Jaboatão dos Guararapes – RFFSA acordo SENAI. Também possui formação como Radialista – Locutor/entrevistador. Desenvolve o portal Mecânica Online® desde seu lançamento em primeiro de janeiro de 2000. Principal referência quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® concentra informações na área de serviços e manutenção, tecnologias, engenharia, lançamentos e avaliações, caminhões e máquinas pesadas, especiais, além de oferecer o único Centro de Treinamento Online sobre mecânica na internet e a mais completa coleção sobre mecânica automotiva em mídia CD-ROM – Coleção AutoMecânica. Em agosto de 2011 Tarcisio Dias tornou-se o mais veloz da imprensa automotiva brasileira ao atingir a velocidade máxima de 326,545 km/h no evento de lançamento do Audi R8 GT, em São Paulo, na pista de testes da EMBRAER. Já em maio de 2012 venceu a primeira competição "Melhor Motorista de Caminhão do Brasil 2012 - Imprensa especializada" que foi realizada pela Scania. Faz parte da ABIAUTO – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva e do Engine of the Year – Motor Internacional do Ano - Premiação que define os melhores motores mundiais e acontece anualmente na Alemanha. Para contatos: redacao@mecanicaonline.com.br

26/04/2014   QUEM É O VILÃO DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL? O CARRO OU O MOTORISTA?
05/04/2014   DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, DESAPRENDA OS MITOS DA CONDUÇÃO
21/03/2014   EMISSÕES, ECONOMIA E DESEMPENHO: ETANOL DE SEGUNDA GERAÇÃO SURGE COMO OPÇÃO
19/03/2014   O CARRO DE OLHO NO MOTORISTA
20/02/2014   ENERGIA É O COMBUSTÍVEL NO FURGÃO E-NV200
10/02/2014   OS DESAFIOS DA AGROENERGIA PARA O AUTOMÓVEL
01/02/2014   O SOM QUE SURGE NO SILÊNCIO DA MOBILIDADE ELÉTRICA
21/01/2014   20 DE JANEIRO - DIA NACIONAL DO FUSCA
10/01/2014   PRODUZIDO NO BRASIL, PARA OS BRASILEIROS.
30/12/2013   AS TECNOLOGIAS DOS CARROS 2014
 



Edison Ragassi
Aceleradas
Eduardo Abbas
Coluna do Borracha
Eduardo Abbas
Sétima Arte
Fernando Calmon
Alta Roda
Marli Gonçalves
Casa da Mãe Joana
Percy Faro
Autos & Fatos
Roberto Nasser
DE CARRO POR AÍ
Tarcisio Dias
Mecânica Online®
Vito Zanella
Vale a pena conferir

   

 

 

2004–2013 © Coisas de Agora. Todos os direitos reservados.