Sétima Arte

 

  QUAL É A SUA FACÇÃO?
por Eduardo Abbas - 17/04/2014

É um filme perturbador, cheio de efeitos e que vai te prender.

Você esta pronto para encarar a vida? O mundo ao seu redor é o que realmente você quer para o seu futuro? Aqueles que comandam realmente sabem o que é melhor para você e sua família? Talvez você seja um Divergente, então, é melhor correr, você esta em perigo!

Baseado no best-seller homônimo da escritora Verônica Roth, o filme provoca, instiga e surpreende em muitos quesitos da vida que olhamos no espelho. O olhar profundo e provocador de algumas pessoas fazem com que outras nos vejam de uma maneira diferente.

O filme Divergente (Summit Entertainment / Red Wagon Entertainment / Paris Filmes) trás a tona a eterna pergunta, o que vamos ser quando crescer? Claro que a estória se passa nos Estados Unidos, em uma futurista Chicago depois da guerra. As pessoas estão divididas em cinco facções distintas com base nas suas qualidades: Os que culpavam a agressividade formaram a Amizade, os que culpavam a ignorância se tornaram a Erudição, os que culpavam a mentira fundaram a Franqueza, os que culpavam o egoísmo geraram a Abnegação, e os que culpavam a covardia se juntaram à Audácia.
Todos os jovens ao completar 16 anos passam por um teste onde descobrem a qual facção pertencem. Beatrice Prior, vivida por Shailene Woodley (lembrada como a filha liberal de George Clooney em Os Descendentes) descobre que não se encaixa em só uma facção, ela é Divergente, o que significa que corre grande perigo de ser descoberta, pois os Divergentes não podem ser controlados e devem ser eliminados.

É uma excelente trama. O roteiro assinado por Evan Daugherty e Vanessa Taylor não se entrega à mesmice, coloca todos os elementos à disposição do competentíssimo diretor Niel Burger, que têm no portfólio o surpreendente Sem Limites, onde dirigiu nada mais nada menos que Bradley Cooper e Robert De Niro. O diretor usa e abusa dos planos-seqüência, que tem movimento continuo, vão desde o chão ao alto de uma torre, dá um retoque a cenas de ação com enormes crateras a serem transpostas, aqueles que deixam, quem têm medo de altura, pregados na cadeira.

A edição é impecável e cuidadosa, feita pelo australiano Richard Francis-Bruce, que começou a carreira com Mad Max 3, e engatou sucessos como Óleo de Lorenzo, Um Sonho de Liberdade, Se7en, A Rocha, Harry Potter e a Pedra Filosofal, Motoqueiro Fantasma, Oblivion, tá bom ou quer mais? Ele soube dosar efeitos com as cenas extremamente bem executadas em seu original, o ritmo da edição é acelerado e pausado na medida certa, tem o timing correto para um filme dessa complexidade.
Tudo isso embalado na trilha sonora do alemão Hanz Zimmer, que assina a produção musical com o holandês Junkie XL, onde juntos construíram uma quase imperceptível sonorização, mas de importante graduação de impacto, com vários  elementos musicais em momentos chave do filme.

No elenco ainda estão a excelente Ashley Judd (a famosa esposa do piloto da Fórmula Indy, Dario Franchitti) como Natalie Prior, mãe de Beatrice, a sempre exuberante e vencedora do Oscar® de melhor atriz, Kate Winslet (a eterna Rose de Titanic) vivendo uma vilã de expressões singelas e ao mesmo tempo implacáveis. Aliás, o elenco feminino do filme torna os elementos masculinos obscuros e coadjuvantes, são elas que fazem a diferença, como na vida real, as mulheres se colocam sempre como as motivadoras e precursoras de mudanças no mundo.

Sem olhar para o orçamento de US$ 85.000.000 e o atual faturamento de US$ 176.000.000, o estúdio promete para o ano que vêm o segundo filme que dá seqüência à saga. A produção tem aquela aura de sucesso, vai pegar entre jovens e adultos, inclusive você pode saber, antes de assistir, qual é a sua facção, entre na página divergenteofilme.com.br, faça o teste e corra para o cinema, Divergente é um dos imperdíveis do ano e você pode estar olhando para sua imagem num espelho gigante.


Fotos: Paris Filmes
A gente se encontra na semana que vem!
Beijos & queijos
e-mail: coluna.site@gmail.com
Follow me on twitter: @borrachatv
borrachatv.blogspot.com.br.
 

 

 

Eduardo Abbas

 
Mais de 30 anos de experiência na área de telejornalismo, produção de eventos esportivos, programas da linha de show,produção comercial para televisão e criação de novos produtos para televisão. Atualmente, é produtor executivo de eventos na RedeTV. Membro da Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva, tem em seu currículo as seguintes atividades: Gerente de criação, eventos e produção – Criação e direção de novos programas, direção geral dos programas da grade de programação, direção de produção de produtos e investidores. Segmento especializado em WebTV e CableTV. Editor-Chefe dos programas Grid Motor e Linha de Chegada, no canal à cabo SporTV. Produtor responsável pela cobertura jornalística e transmissão da Stock Car. Produtor e editor da revista eletrônica Esporte Espetacular. Produtor e editor do GP Brasil de Fórmula1. Editor especial do Globo Repórter e Fantástico. Editor de telejornais: JN, JG, SPTV, GE, BDBR, BDSP. Implantação do jornalismo no SBT com o TJ Brasil com Boris Casoy e do Jornal do SBT, com Lilian Wite Fibe. Coberturas de eventos in loco: 1992 - Olimpíadas de Barcelona – produtor/editor pela OTI. 1994 - Copa do Mundo de Futebol EUA – produtor/editor pela TV Globo. 1997 - Torneio da França – produtor/editor pela TV Globo. 1998 - Copa do Mundo de Futebol FRANÇA – produtor/editor pela TV Globo. De 1999 a 2008 - cobertura de eventos comercializados nos EUA, Chile, Argentina, França, Itália e Espanha.

17/04/2014   QUAL É A SUA FACÇÃO?
10/04/2014   MAIS UM ARRASA QUARTEIRÃO!
26/03/2014   VEJAM ESSA MARAVILHA DE CENÁRIO
20/03/2014   A ADRENALINA DOS GAMES NA TELA
10/03/2014   ESTROGONOFE DE BACALHAU
04/03/2014   SININHO ANTES DE PETER PAN
26/02/2014   A PIOR DE TODAS AS DORES
21/02/2014   A HISTÓRIA DO MUNDO SEGUNDO PEABODY E SHERMAN
13/02/2014   A OUSADIA DOS IRMÃOS COEN
07/02/2014   AS LIÇÕES DE TIO SAM
 



Edison Ragassi
Aceleradas
Eduardo Abbas
Coluna do Borracha
Eduardo Abbas
Sétima Arte
Fernando Calmon
Alta Roda
Marli Gonçalves
Casa da Mãe Joana
Percy Faro
Autos & Fatos
Roberto Nasser
DE CARRO POR AÍ
Tarcisio Dias
Mecânica Online®
Vito Zanella
Vale a pena conferir

   

 

 

2004–2013 © Coisas de Agora. Todos os direitos reservados.