“MAIO AMARELO – ATENÇÃO PELA VIDA”
05/05/14
Imprensa Volkswagen do Brasil

Volkswagen do Brasil apoia movimento de conscientização no trânsito


A Volkswagen do Brasil apoia o movimento internacional “Maio Amarelo - Atenção pela Vida”, de conscientização para um trânsito seguro. A iniciativa inédita, que será realizada durante todo mês de maio, tem como objetivo abordar o tema “segurança no trânsito” nas mais diversas esferas, mobilizando o envolvimento da população, de empresas, órgãos governamentais, entidades, associações, federações, entre outros. Além disso, a Volkswagen do Brasil desenvolve diversas ações em prol da segurança no trânsito; alguns exemplos são o projeto “Trânsito Consciente”, que já distribuiu 90 mil cartilhas educativas sobre o tema, e o game “Autopolis”, que integra o projeto “Jogo da Vida em Trânsito”, de cidadania e segurança no trânsito, o qual já beneficiou 7.110 estudantes e 237 professores em 40 cidades dos Estados de São Paulo e Alagoas.
Ao aderir ao movimento “Maio Amarelo - Atenção pela Vida”, a Volkswagen do Brasil assume também o compromisso de divulgá-lo seus públicos de relacionamento, tais como colaboradores, familiares e consumidores. Para isso, a empresa utilizará seus diversos canais de comunicação externa (entre os quais Mídias Sociais como Facebook, Twitter e Instagram) e interna (disponíveis para colaboradores), além de eventos e atividades corporativas. Dessa forma, a empresa estimula a adesão de toda sociedade ao compromisso de cidadania e respeito no trânsito, ajuda a propagar a importância de uma conduta lícita, respeitosa e prudente, seja na condição de condutor, passageiro, ciclista ou pedestre.
“O movimento ‘Maio Amarelo – Atenção pela Vida’ promove uma importante reflexão em defesa de um trânsito mais seguro. Trata-se de uma ação de cidadania, que conscientiza sobre a importância do respeito mútuo e da responsabilidade de todos. Ao divulgar esses conceitos, a Volkswagen do Brasil reforça sua preocupação com a segurança dos usuários de todos os tipos de veículos e também dos pedestres”, afirma o diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil, Antonio Megale.

Volkswagen do Brasil já distribuiu 90 mil cartilhas educativas por meio de seu “Projeto Trânsito Consciente”

A Volkswagen do Brasil promove o “Projeto Trânsito Consciente”, desde 2010. A iniciativa já distribuiu um total de 90 mil cartilhas (gibis) educativas sobre o tema, de 2010 a 2012, para colaboradores da empresa, familiares, órgãos como o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e escolas localizadas no entorno das quatro fábricas da Volkswagen do Brasil (São Bernardo do Campo, São Carlos e Taubaté, no Estado de São Paulo; além de São José dos Pinhais, no Paraná).
No ano de 2010, o “Projeto Trânsito Consciente”, da Volkswagen do Brasil, distribuiu a cartilha infantil “Giga O Grande Tesouro”, que trazia história em quadrinhos, jogos e orientações sobre trânsito. Em 2011 e 2012, respectivamente, as cartilhas “É Campeão” e “Seja Legal no Trânsito” buscaram inspiração no estilo Mangá, das histórias em quadrinhos japonesas.
A Volkswagen também realiza inúmeras ações e campanhas de conscientização no trânsito junto aos colaboradores, como jogos educativos sobre leis de trânsito. Em 2013, por exemplo, o “Projeto Trânsito Consciente” realizou uma campanha de reflexão por meio de painéis com fotos e frases de colaboradores com recomendações de segurança no trânsito.

Fundação Volkswagen promove “Jogo da Vida em Trânsito”, que já beneficiou 7.110 estudantes e 237 professores em 40 cidades brasileiras

A Fundação Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil, investe há 34 anos em projetos com foco em Educação e no Desenvolvimento Social de comunidades de baixa renda. Entre as iniciativas educacionais está o projeto “Jogo da Vida em Trânsito”, lançado em dezembro de 2011. Em seu histórico (2012 e 2013), o projeto de cidadania e segurança no trânsito já beneficiou 7.110 alunos e 237 professores em 40 cidades dos Estados de São Paulo e Alagoas.
O projeto “Jogo da Vida em Trânsito” tem foco na formação do condutor consciente por meio do game "Autopolis" e de roteiro de aulas distribuído para professores, com sugestões de atividades relacionadas ao tema. O "Autopolis" é um game de tabuleiro 3D para computador que transmite conceitos de segurança, legislação e cidadania no trânsito. Os jogadores dirigem o carro virtual pela cidade Autopolis, que possui limite de velocidade, semáforos e radares. O game "Autopolis", da Fundação Volkswagen, foi desenvolvido em parceria com o Virgo Game Studios e o professor Gilson Schwartz, coordenador da Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP). O jogo está disponível no site da Volkswagen do Brasil (www.volkswagen.com.br ou www.vw.com.br). Basta selecionar Planeta Volkswagen; em seguida, Games.

Fundação Volkswagen soma mais de 1,3 milhão de alunos atendidos

A Fundação Volkswagen, por meio de seus projetos educacionais, já beneficiou na última década, até o fechamento de 2013, 1.325.224 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 15.993 educadores da rede pública de ensino de 386 cidades. No período, 1.976 escolas e instituições foram beneficiadas. Os projetos de educação também apresentam resultados expressivos na frequência de participação de alunos em aulas e na melhoria do desempenho escolar. Além dos projetos de Educação, a Fundação Volkswagen também oferece iniciativas com foco no Desenvolvimento Social de comunidades de baixa renda.
Em 2014, a Fundação Volkswagen já ampliou para 12 o número de Estados brasileiros atendidos em todo seu histórico de atuação, ao chegar à Bahia. Além da Bahia, os outros Estados já atendidos pela Fundação Volkswagen são Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo.
A estratégia de atuação da Fundação Volkswagen baseia-se no desenvolvimento de um trabalho articulado em rede, por meio de parcerias entre os setores público, privado e a sociedade civil organizada (Organizações não-governamentais - ONGs), para, conjuntamente, implementar projetos que influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo.

“Maio Amarelo - Atenção pela Vida”

O mês de maio foi escolhido pelo movimento internacional “Maio Amarelo - Atenção pela Vida” porque em 11 de maio de 2011, a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito (2011 a 2020). Com isso, o mês de maio se tornou a referência mundial para o balanço de ações que o mundo inteiro realiza. Em maio também é comemorada a Semana Mundial de Segurança ao Pedestre (cuja data pode variar de acordo com eventos a serem organizados) e o Dia Mundial da Segurança Viária (11/5). O amarelo simboliza a atenção, assim como na sinalização de semáforos.
De carona no sucesso de outros movimentos como o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “Maio Amarelo” promoverá atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão em seus deslocamentos diários no trânsito.
Por isso, seu logo traz o laço na cor amarela, cuja simbologia em relação à conscientização no combate ao câncer de mama, de próstata (e a sua identificação precoce) e até mesmo ao vírus HIV, está consolidada pela sociedade.
Todas as pessoas, físicas ou jurídicas, podem aderir ao movimento, desenvolvendo suas próprias ações e materiais. Saiba como participar do “Maio Amarelo – Atenção pela Vida” e obtenha mais informações sobre a iniciativa no site "www.maioamarelo.com".
N.R. - Assista o vídeo no YouTube. Acesse: http://youtu.be/KD5WKeJqtzo.
Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
Renato Acciarto | Tel 11 4347-5060 | renato.acciarto@volkswagen.com.br
Andrea Cipriano | Tel 11 4347-2827 | andrea.cipriano@volkswagen.com.br
Andrea Santos | Tel 11 4347-2977 | andrea.santos2@volkswagen.com.br
Coisas de Agora®.
TV Coisas de Agora.
Google+
@coisasdeagora.
Apoio:
Dy Jay - Tecnologia em eventos.
L3ppm - A inteligência que gera resultados.
Siga O Velho do Megafone.






BMW MOTORRAD APRESENTA NOVA K 1600 GTL EXCLUSIVE, A ESTRADEIRA DEFINITIVA

BANDA ONE DIRECTION CONTARÁ COM APOIO DE CARRETA CAMARIM DURANTE SHOWS NO BRASIL

RENAULT LEVA COMERCIAIS LEVES À APAS 2014

COMIDA DE RUA EM SÃO PAULO

NSA PNEUTEC ANUNCIA NOVA FÁBRICA SUSTENTÁVEL

BMW i8

LINHA 2015 DOS FIAT IDEA E SIENA EL CHEGA AO MERCADO COM NOVIDADES

FÓRMULA SAE MICHIGAN 2014

ENERGIA ELÉTRICA

TRIUMPH LANÇA A ESPORTIVA DAYTONA 675 NO BRASIL

EXPOSAFRA 2014

“MAIO AMARELO – ATENÇÃO PELA VIDA”

BANCO PENSADOR

BRASILEIRO DE MARCAS

3ª ETAPA DO BRASILEIRO DE JET SKI – GRAND PRIX 2014

CHUVAS ENCERRAM PREMATURAMENTE O RALLY DO VELHO CHICO

BRASILEIRO DE JET SKI – GRAND PRIX 2014

RALLY DO VELHO CHICO

NOVA EMPRESA PRETENDE HUMANIZAR O TRÂNSITO

RALLY DE PONTA GROSSA

LUBRIFICANTES

FUSCA É TEMA DE EXPOSIÇÃO INÉDITA

TOYOTA PRIUS PASSA A INTEGRAR FROTA DA SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL DE PERNAMBUCO

FORTALEZA E PORTO VELHO TÊM VAGAS ABERTAS PARA O TREINAMENTO TÉCNICO SHIMANO

RAÍZEN E SAPORE SE UNEM PARA FORMAR EMPRESA DE RESTAURANTES PARA POSTOS EM RODOVIAS

FIAT FORMA PRIMEIRA TURMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PARCERIA COM AS UNIVERSIDADES BOCCONI E FIA/USP

VOLKSWAGEN CC GANHA NOVA VERSÃO COM MOTOR 2.0L TSI

O TRATOR DO ANO NO BRASIL

JOSÉ CELSO MAZARIN É O NOVO DIRETOR DE OPERAÇÕES DO GRUPO SMARTTECH

MAN LATIN AMERICA AMPLIA MERCADO DE ATUAÇÃO NA COLÔMBIA

Ver Todas matérias >>

 

2004–2013 © Coisas de Agora. Todos os direitos reservados.